LEITURA SUGERIDA


SOBRE O JULINHO E O MOVIMENTO ESTUDANTIL DA ESCOLA

 

Condições Ideais Para o Amor: Poemas, manifestos e correspondência de um poeta-guerrilheiro. Luiz Eurico Tejera Lisbôa. Porto Alegre: Ed. Tchê / Instituto Estadual do Livro (1993) e ed. Sulina / Instituto Estadual do Livro (1999).
Luiz Eurico Tejera Lisbôa é um dos três ex-alunos do Julinho mortos por sua militância contra as ditaduras latino-americanas. Foi homenageado com o nome do auditório da escola. Este livro, organizado por Antônio Hohlfeldt, reúne poemas de Luiz Eurico, um manifesto político redigido por ele, e cartas dirigidas à sua esposa Suzana Lisbôa. Também traz textos de Hohlfeldt, Cláudio Gutierrez, João Gilberto Noll, Suzana Lisbôa, e Clélia Tejera Lisbôa (mãe de Luiz Eurico). Uma obra essencial para compreender melhor a história e a personalidade deste importante personagem da história do movimento estudantil.
A edição de 1993 traz reproduzida uma reportagem de Ricardo Carvalho, publicada na revista ISTOÉ em agosto de 1979, que conta sobre a busca de Suzana Lisbôa pelo corpo de Luiz Eurico. A edição de 1999 traz apresentação de Luiz Pilla Vares, e um texto de Noeli Tejera Lisbôa (irmã de Luiz Eurico).

A Guerrilha Brancaleone. Cláudio Antônio Weyne Gutiérrez. Porto Alegre: Ed Proletra, 1999.
Gutiérrez estudou no Julinho entre 1965 e 1967, sendo expulso da escola após ser preso e fichado no DOPS juntamente com Luiz Eurico Lisbôa e outros colegas, pela tentativa de reabertura do Grêmio Estudantil. Neste livro ele conta sua história e a do grupo conhecido como os "brancaleones", jovens (a maioria egressa do Julinho) que militavam no movimento estudantil e posteriormente ingressaram na luta armada contra a ditadura. Leitura indispensável para conhecer este importante momento do movimento estudantil da escola.
* Link para o livro no Scribd.
* Link para download do livro no Mega.

Memórias do “Julinho”. Otávio Rojas Lima (organizador). Porto Alegre: Ed Sagra, 1990.
Coletânea de artigos de ex-alunos e professores lançada como parte das comemorações dos noventa anos da escola. Destaque para os artigos escritos pelos ex-professores Décio Nunes Floriano e Eugênia Grimberg, que foram demitidos poucos dias depois do golpe militar, com base no Ato Institucional n. 1, após serem denunciados por colegas, acusados de “atentar contra o regime democrático e a segurança nacional”.

Eu vivi esta história no Julinho: 1900 – 2000. Porto Alegre: Ed Didática Sul, 2000.
Livro lançado nas comemorações do centenário da escola, com artigos de ex-alunos, professores e funcionários, tratando de diferentes períodos da história da escola, incluindo o período da ditadura. Destaque para os artigos de Walson Pontes Carpes, Luiz Goulart Filho, Antônia Mara Vieira Loguercio, José Vieira Loguercio, Solon Michalski, ex-aunos, e Antônio Carlos Capitão, funcionário responsável pela disciplina da escola no período da ditadura.

Julinho – 100 anos de história. Otávio Rojas Lima e Paulo Flávio Ledur (organizadores). Porto Alegre: Ed AGE, 2000.
Outro livro lançado nas comemorações do centenário da escola. Destaque para os textos de Cláudio Gutierrez e Suzana Lisbôa, que militaram no movimento estudantil do Julinho e fizeram parte do grupo conhecido como os “brancaleones”. Também traz um texto do ex-diretor Luís Irineu Settineri, que administrou o Julinho entre 1969 e 1971.

O Julinho sempre foi notícia. Cora Schilling Copstein, Márcia Ivana de Lima e Silva, e Neiva Otero Schäffer (organizadoras). Porto Alegre: Colégio Estadual Júlio de Castilhos / Núcleo de Integração Universidade & Escola, 2001.
Cinco artigos de alunos da UFRGS, sobre acontecimentos que marcaram a história da escola e foram destaque na imprensa.

Nilton da Silva Rosa: June 17, Santiago. "We Don't Forget the Color of Blood". Amy Conger. Nolvido Press, 2010.
A norte-americana Amy Conger estava vivendo no Chile quando Nilton Rosa foi assassinado por um grupo da ultradireita golpista, no dia 15 de junho de 1973. Dois dias depois ela acompanhou o funeral, e por ter contatos entre os militantes da esquerda chilena foi autorizada a fazer fotografias do cortejo, que contou com a presença de cerca de cem mil pessoas. Após o golpe de 11 de setembro que colocou o general Pinochet no poder, pelo temor de ter suas fotos apreendidas e utilizadas para identificar os militantes da esquerda, Amy destruiu as fotografias reveladas e enviou os negativos para seu país natal. Em 2010 ela publicou este livro. As fotografias mostram um panorama dos movimentos de esquerda da América Latina e da comoção causada pelo assassinato de Nilton.
O nome completo de Nilton (Nilton Rosa da Silva) encontra-se invertido no título do livro por uma confusão, pois na língua espanhola o sobrenome paterno costuma ser o segundo nome, antecedendo o materno.
* Link para adquirir o livro (é possível visualizar o livro completo no site).

Identidade do Aluno Juliano: Liberdade e identidade no Ensino Médio. Marion Fassina Michalski. Porto Alegre: Colégio Estadual Júlio de Castilhos, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de especialização O Ensino da Geografia e da História. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A Alienação na Educação e a Desalienação Pela Educação. José Luís Mineiro Morais. Porto Alegre: UFRGS, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Especialização em Ética e Educação em Direitos Humanos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2012.
Nesse trabalho, o autor, professor do Julinho, busca "contribuir teoricamente para o tema da Educação e Ensino em sua relação com os Direitos Humanos, abordando contextos relativos à instituição Grêmio Estudantil do Colégio Júlio de Castilhos no que concerne a seu protagonismo e relevância em dois momentos históricos distintos, quais sejam: ano de 1968 com todas suas particularidades decorrentes do contraponto entre a ditadura militar a qual o Brasil estava envolvido e a juventude que reivindicava e se contrapunha à ordem imposta; e o momento atual de afirmação e construção dessa entidade, que agora precisa ser instruído e redimensionado dentro de um novo contexto histórico que pede novas respostas a partir de um processo de alienação, conceito que melhor dimensiona os grandes problemas no âmbito escolar."
* Link para o texto no Scribd.
* Link para download do texto no Mega.


SOBRE A DITADURA CIVIL-MILITAR


Os Governos Militares. Edgard Luiz de Barros. Ed Contexto, 1991. 
Livro dirigido a estudantes do ensino médio e universitários, investiga o período de cada governo da ditadura civil-militar.

Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade.
Nesta página do site da CNV podem ser encontrados links para o download dos três volumes do Relatório Final elaborado pela comissão.
* Link para a página da CNV.

Catálogo Resistência em Arquivo: Memórias e Histórias da Ditadura no Brasil, 1961 - 1979. Coordenação de Nôva Marques Brando. Porto Alegre: CORAG, 2014.
Tendo como base os processos administrativos oriundos da Comissão Especial de Indenização a ex-presos políticos, instituída pela Lei Estadual nº 11.042, de 18 de novembro de 1997, através da qual o Estado do Rio Grande do Sul reconheceu sua responsabilidade por danos físicos e psicológicos causados às pessoas detidas por motivos políticos, no período de 02 de agosto de 1961 a 15 de agosto de 1979 e estabeleceu normas para que fossem indenizadas, o Arquivo Público do Estado do RS publicou este catálogo, de forma a contribuir para as pesquisas sobre o tema
.

* Link para download.

Não Calo, Grito – Memória Visual da Ditadura Civil-Militar no Rio grande do Sul. Carla Rodeghero, Dante Guazzelli e Gabriel Dienstman. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2013.
O livro não foi lançado comercialmente, os exemplares foram enviados para as bibliotecas das escolas públicas de ensino médio. Apresenta uma visão do período da ditadura no Rio Grande do Sul a partir das imagens referentes à repressão e à resistência, como fotografias, cartazes, charges, panfletos, etc.

Direito à Memória e à Verdade: Comissão Especial Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, 2007.
Entre os casos de mortos e desaparecidos citados, está o de Luiz Eurico Tejera Lisboa.
* Link para download.

Direito à Memòria e à Verdade: Aos descendentes de homens e mulheres que cruzaram o oceano a bordo de navios negreiros e foram mortos na luta contra o regime militar. Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, 2009.
* Link para download. 

Direito à Memória e à Verdade: Histórias de meninos e meninas marcados pela ditadura. Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, 2009.
Traz histórias de adolescentes ativistas políticos, além de crianças e adolescentes que sofreram com a ditadura apenas pela opção política de seus pais.
Entre os casos descritos está o do ex-aluno Laerte Meliga, que militou no movimento estudantil do Julinho e fez parte do grupo dos "brancaleones", entrando para a luta armada e sendo preso e torturado.
* Link para o livro no Scribd. 
* Link para download. 

Direito à Memória e à Verdade: Luta, Substantivo Feminino - Mulheres torturadas, desaparecidas e mortas na resistência à ditadura. Tatiana Merlino (org.), Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República / Caros Amigos Editora, 2010.
* Link para download.

Retrato da Repressão Política no Campo - Brasil 1962-1985 - Camponeses torturados, mortos e desaparecidos. Ana Carneiro, Marta Cioccari. Brasília, MDA, 2010.
* Link para o livro no Scribd.

Memória, Verdade e Justiça: as marcas das ditaduras do Cone Sul. Organizadores: Enrique Serra Padrós, Carmen Lúcia da Silveira Nunes, Vanessa Albertinense Lopez, Amanda Simões Fernandes. Porto Alegre: Assembleia Legislativa do RS, 2011.
Textos elaborados a partir do seminário Memória, Verdade e Justiça: as marcas das ditaduras do Cone Sul, realizado em 30 e 31 de março e 1º de abril, em parceria entre Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan / ALRS, Universidade Federal do Rio Grande do SUL (UFRGS), Memorial do Rio Grande do Sul, Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, Teatro de Arena e Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul.
* Link para o livro no Scribd.
* Link para download.
* CD Raul Ellwanger - Memória Verdade e Justiça (acompanha o livro).

A Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964 - 1985): História e Memória. Organizadores: Enrique Serra Padrós, Vânia M. Barbosa, Vanessa Albertinense Lopez, Amanda Simões Fernandes. Porto Alegre: Assembleia Legislativa do RS, 2010. Links para download:
* vol. 1 - Da Campanha da Legalidade ao Golpe de 1964.
* vol. 2 - Repressão e Resistência nos Anos de Chumbo.
vol. 3 - Conexão Repressiva e Operação Condor.
vol. 4 - O Fim da Ditadura e o Processo de Redemocratização.


TEXTOS DE CLÁUDIO FONTELES


Textos produzidos por Cláudio Fonteles, resultados da pesquisa realizada por ele e seus assessores no Grupo de Trabalho que coordenou na Comissão Nacional da Verdade, publicados no site da CNV a partir de novembro de 2012.
Textos de Cláudio Fonteles.


RELATÓRIO AZUL


Publicação anual da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com artigos e relatos de casos referentes à temática dos direitos humanos. A edição de 2013 conta com um capítulo referente ao trabalho da Comissão Estadual da Verdade. As edições anteriores também trazem alguns artigos referentes às violações de direitos no período da ditadura civil-militar, além de textos sobre direitos humanos em outros aspectos. Abaixo, links para os documentos em PDF.

* Relatório Azul 2013
* Relatório Azul 2012 
* Relatório Azul 2011
* Relatório Azul 2010
* Relatório Azul 2009
* Relatório Azul 2008
* Relatório Azul 2007
* Relatório Azul 2006
* Relatório Azul 2005
* Relatório Azul 2004
* Relatório Azul 2003
* Relatório Azul 2000/2001
* Relatório Azul 1998/1999
* Relatório Azul 1997
* Relatório Azul 1996
* Relatório Azul 1995

Nenhum comentário: