3 de abril de 2013

Nilton Rosa da Silva



Nilton Rosa da Silva nasceu em 2 de fevereiro de 1949, em Cachoeira do Sul. Assim como Luiz Eurico e Jorge, estudou no Julinho já no prédio atual. Era também chamado de Orelha, ou de Bonito pelos amigos. Segundo o amigo Calino, Nilton era um excelente escritor. Uma outra coisa que diziam chamar atenção nele era o fato de ele estar sempre com livros embaixo do braço.

Foi um ativo participante do movimento estudantil secundarista, participando da direção da UGES em 1967/68. Em 1971, foi para o Chile, devido à perseguição política. Lá lançou o livro de poesias Hombre de América. Foi morto em julho de 1973, atingido por um tiro em uma manifestação de rua. Pertencia às Brigadas do MIR - Movimento de lzquierda Revolucionária.

Seu funeral teve a presença de autoridades do governo chileno e milhares de pessoas. O MIR distribiui a seguinte nota:

    O MIR rende uma emocionada homenagem a este valoroso militante que caiu lutando na primeira fila de combate contra as forças reacionárias do Partido Nacional e da democracia cristã e chama a toda classe operária e ao povo a impor o respeito à memória deste militante revolucionário que, sem haver nascido neste país, não vacilou em arriscar sua vida e derramar seu sangue pela classe operária, os pobres e oprimidos do Chile.

2 comentários:

Antonio Esperança disse...

Excelente iniciativa. O blog cumprirá um papel importante na nossa história. Parabéns aos autores.

Sérgio disse...

Obrigado professor Esperança. Estamos iniciando o blog, é uma nova experiência dentro do projeto. Aguardamos sugestões.