14 de setembro de 2014

Brasil Agradece ao Chile

Fotografia: Tatiana Xavier.

Na última quinta-feira, 11 de setembro, tivemos a oportunidade de receber na escola a terceira edição do evento Brasil Agradece ao Chile, promovido pelo Comitê Carlos de Ré da Memória, Verdade e Justiça. Este evento tem por objetivo resgatar a história do golpe militar chileno, a cooperação entre os governos militares na repressão, e as memórias da luta contra as ditaduras da América Latina. É também um agradecimento dos brasileiros e brasileiras exilados, pela acolhida que tiveram no Chile até 1973, quando ocorreu o golpe naquele país.
 
A primeira edição do Brasil Agradece ao Chile foi realizada em Porto Alegre, em 2012, no Sindbancários, com palestras, oficinas, cine debates, sarau e mostra fotográfica. A segunda edição, realizada em 2013, quando se completaram 40 anos do golpe chileno, foi realizada no Chile, resgatando as memórias de exílio através de atividades culturais, protestos simbólicos, homenagens e visitações a locais emblemáticos para as ditaduras brasileira e chilena.
 
Agora, tivemos a honra de receber a terceira edição no Julinho, escola em que estudaram vários dos militantes exilados que viveram no Chile, a exemplo de Carlos Beust, Dirceu Messias, Nilton Rosa e Jorge Basso (os dois últimos assassinados durante o período da ditadura civil-militar, Nilton no Chile e Jorge na Argentina). A realização desta atividade na escola foi proposta ao grupo do nosso projeto pelos representantes do Comitê Carlos de Ré, Raul Ellwanger, músico que esteve exilado no Chile entre o final de 1970 e 1973, e Thiago.
 
À esquerda, Dirceu Messias, e à direita Raul Ellwanger.
Fotografia: Tatiana Xavier.


Durante a manhã foram expostos banners produzidos pelo Comitê Carlos de Ré. Na abertura, as alunas Mariana Fraga e Maria Camila fizeram a leitura de dois poemas, de autoria dos ex-alunos Luiz Eurico Lisboa e Nilton Rosa. A professora Helena Mesquita falou em nome da direção da escola e Raul Ellwanger em nome do Comitê.

Foi exibida uma apresentação de slides intitulada O Julinho e Seus Simpáticos Subversivos, produzida por membros do Comitê, e o documentário curta-metragem Exilados, do diretor Boca Migotto, que tem como personagem o ex-aluno Carlos Beust. Na última parte, Raul Ellwanger e Dirceu Messias deram depoimentos, e Raul fez o encerramento tocando a canção Eu Só Peço a Deus.
 
Fotografia: Tatiana Xavier.

Nos próximos dias publicaremos outros textos com mais detalhes sobre as atividades do evento e sobre os participantes. As fotografias publicadas aqui foram feitas por Tatiana Xavier, historiadora e ativista participante do Comitê Carlos de Ré e da Anistia Internacional.

Agradecemos a todos os membros do Comitê, e aos professores, funcionários e alunos da escola que se envolveram contribuindo de alguma forma com a organização, bem como à direção, pelo esforço que fizeram para garantir que o evento ocorresse.

Nenhum comentário: