16 de agosto de 2013

Brasil Nunca Mais Digital

No dia 9 de agosto foi lançado o site Brasil Nunca Mais Digital, que disponibiliza online o acervo de documentos do projeto que deu origem ao livro Brasil Nunca Mais.


O livro Brasil Nunca Mais, lançado em julho de 1985, foi um dos principais marcos na luta pelo resgate da verdade sobre o que ocorreu durante a ditadura civil-militar. Esta publicação foi resultado de um projeto iniciado em 1979, quando um grupo de advogados e religiosos ligados à luta pelos direitos humanos começou a copiar documentos de processos no Supremo Tribunal Militar (STM) que continham informação sobre violações aos direitos humanos praticadas por agentes do Estado. Nestes processos, os advogados constataram que muitos presos políticos descreviam detalhadamente as torturas que haviam sofrido ou presenciado. O objetivo era evitar que durante a redemocratização os documentos que comprovassem as violações desaparecessem.

No início de 1980, com ajuda de entidades religiosas, foi alugada uma sala próxima ao STM, equipada com três máquinas copiadoras. Durante as 24 horas que tinham para estudar os processos, os advogados os levavam a esta sala, onde eram analisados e copiados por uma equipe. As cópias eram enviadas para São Paulo em ônibus, automóvel, ou em avião, e posteriormente, para garantir a segurança do acervo, o material foi microfilmado e enviado para a Suíça, ficando na sede do Conselho Mundial de Igrejas.

Após seis anos de trabalho, as informações existentes nos processos foram catalogadas e permitiram um estudo detalhado de quantos presos passaram pelos tribunais militares, quantos foram formalmente acusados e presos, quantos declararam ter sofrido tortura e quantos desapareceram, quais as modalidades de tortura utilizadas, e onde ficavam os centros de detenção. A síntese deste trabalho gerou o livro Brasil Nunca Mais.

Nenhum comentário: