16 de maio de 2013

“Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça” *

Professores do Julinho participam de Aula Magna na UFRGS
 
      Na manhã de terça–feira, 07 de maio, nós, organizadores do projeto, Bárbara, Sérgio e Themis, tivemos o prazer, juntamente com a aluna Mariana, da turma 21L, de participarmos da aula Magna 2013/1, da UFRGS, que contou com a presença do Reitor da Universidade, Carlos Alexandre Netto, e representantes do Governo do Estado. A aula, proferida por Claudio Lemos Fonteles, primeiro Coordenador, e atual membro da Comissão Nacional da Verdade, abordou o tema “Comissão da Verdade”.
      Na ocasião, tivemos a oportunidade de encaminhar à mesa, coordenada pelo Reitor da Universidade, a informação de que o Julinho já desenvolve projeto sobre o tema. Com o nome de Ditadura Militar, Movimento Estudantil no Julinho e Comissão da Verdade, o projeto (motivo deste Blog) abrange trabalho de pesquisa sobre o movimento estudantil ocorrido durante o período da ditadura, que contou com a participação de estudantes do Julinho, através de um Grêmio Estudantil bem atuante na época. O trabalho destaca, mais especificamente, o envolvimento de três ex-alunos, que acabaram sendo vítimas da Ditadura - Luiz Eurico Lisboa, assassinado em São Paulo, em 1972, Nilton Rosa da Silva, morto no Chile, em 1973 e Jorge Alberto Basso, desaparecido na Argentina, em 1976.
        Para nossa satisfação, destacamos que, diante da informação repassada pelo Reitor e pela manifestação de aprovação do palestrante, a iniciativa do projeto do Julinho foi muito aplaudida por todos os presentes.

(*) Frase proferida por Claudio Fonteles.

Nenhum comentário: