8 de maio de 2013

Revista Punto Final homenageia Nilton Rosa (1973)

Punto Final era uma revista chilena de discussão política, com uma linha editorial de esquerda. Foi fundada em setembro de 1965, e em setembro de 1973 foi fechada pela recém instalada ditadura do general Pinochet. Foi editada no exílio, no México, entre 1981 e 1986, e voltou a ser publicada no Chile em 1989.
Na sua edição número 187, lançada em 3 de julho de 1973, a revista trazia um artigo homenageando Nilton Rosa da Silva, ex-aluno do Julinho, morto em uma manifestação de rua em defesa do governo Allende, e publicava um de seus poemas.




2 comentários:

Ouvindo a História disse...

Punto Final não era, é, continua sendo publicada, apesar de ter sido proibida na ditadura civil-militar. Sua orientação, até 1973, era a do Movimiento de Izquierda Revolucionario (MIR),que apoiava a via armada. Inclusive todos os exemplares estão on-line, trabalho realizado na Alemanha, para onde foram muitos chilenos no exílio, inclusive alguns que trabalhavam na Punto Final.

Sérgio disse...

Olá. Eu encontrei estas duas páginas no Archivo Chile por acaso, pesquisando pelo nome do Nilton Rosa. Não sabia que a revista continuava sendo publicada. Muito obrigado pela visita e pelo esclarecimento.