30 de dezembro de 2013

Perspectivas da CNV para 2014

Rosa Cardoso, integrante da CNV, declarou que no primeiro trimestre de 2014 o trabalho da comissão será marcado pelas audiências públicas, incluindo algumas grandes audiências temáticas, com depoimentos minuciosos, que deverão ter papel pedagógico, e diversas atividades em março, mês que marca o cinquentenário do golpe militar. Segundo ela, a expectativa é terminar as investigações no segundo trimestre,embora possam ocorrer depoimentos até novembro. Continuarão as atividades de identificação de lugares utilizados como centros violação de direitos humanos.

O relatório final, a ser apresentado no encerramento das atividades da comissão, terá como foco a violência praticada por agentes do Estado entre 1946 e 1988. Os membros da CNV estão divididos quanto à inclusão de uma recomendação de revisão da lei de anistia.

Os integrantes também esperam que o trabalho da comissão prossiga mesmo após o final de 2014, e que esta possa se transformar em um projeto permanente de memória, a exemplo do que ocorre em outros países.

* Leia a notícia completa - Comissão Nacional da Verdade dará ênfase a audiências públicas em 2014 (Sul21).

Nenhum comentário: