2 de janeiro de 2014

Relatório Azul 2013

O Relatório Azul é uma publicação anual da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do RS, que traz artigos e relatos que dizem respeito à temática dos direitos humanos. No dia 11 de dezembro ocorreu o lançamento da edição de 2013, que traz um capítulo dedicado ao trabalho da Comissão Estadual da Verdade.
No capítulo 12, intitulado Resistência à Ditadura (pág. 109), encontra-se um relato resumido da audiência "Trabalhadores Gaúchos na Resistência à Ditadura: Relatos à Comissão da Verdade", realizada no dia 12 de julho; uma denúncia de um homem que sofreu perseguição política durante a ditadura, apenas por ter recebido um jornal distribuído na rua; e um artigo do coordenador da Comissão Estadual da Verdade do RS, Carlos Frederico Barcellos Guazzelli, intitulado Comissão Estadual da Verdade do RS: um ano de trabalho.

* Relatório Azul 2013 (link para o arquivo em PDF)

Na edição de 2012 também pode ser encontrado um artigo referente ao tema da ditadura civil-militar. Na página 79 encontra-se o artigo de Dani Rudnicki. O Campo do Direito e a Anistia no Brasil: Sobre a imprescritibilidade dos crimes de lesa-humanidade.

* Relatório Azul 2012 (link para o arquivo em PDF)

Também nas edições anteriores é possível encontrar artigos relacionados às violações de direitos cometidas durante o período da ditadura civil-militar. Confira na página Leitura Sugerida links para outras edições do Relatório Azul.

Nenhum comentário: