21 de fevereiro de 2014

Alterações em Nomes de Escolas

No dia 12 de fevereiro foi publicada no Diário Oficial da Bahia a mudança do nome do Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici para Colégio Estadual Carlos Marighella, em Salvador.
A mudança do nome da escola foi decidida em dezembro de 2013, após a realização de uma votação com participação de professores, estudantes e pais. O nome vencedor, com 406 votos (69%) foi o de Marighella, guerrilheiro dirigente da ALN (Ação Libertadora Nacional), assassinado durante o governo Médici por agentes de repressão quando foi surpreendido desarmado. A sugestão que ficou em segundo lugar (128 votos) foi o nome do geógrafo baiano Milton Santos, obrigado a se exilar durante a ditadura civil-militar. A Secretaria de Educação incentivou o debate na escola e acatou o resultado da votação. A campanha para a mudança de nome teve início a partir de um trabalho realizado pela professora de sociologia Maria Carmen.

Outra escola que teve seu nome alterado para "desomenagear" um ditador é o Colégio Estadual Costa e Silva, de Nova Iguaçu (RJ), que passou a se chamar Colégio Estadual Abdias Nascimento. A mudança ocorreu por iniciativa da Comissão Estadual da Verdade do RJ, com apoio das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, e de Educação.

Na rede pública brasileira, existem quase mil escolas com nomes homenageando ditadores que governaram o país entre 1964 e 1985.

Link para a notícia no blog de Mário Magalhães, autor da biografia de Marighella (no artigo há um link para o vídeo sobre o trabalho da professora de sociologia que iniciou o debate e a campanha para a mudança de nome da escola).

Nenhum comentário: