9 de fevereiro de 2014

70 Anos do Nascimento de Henfil

Na última quarta-feira (5/2) se completaram 70 anos do nascimento do cartunista Henrique de Sousa Filho, conhecido como Henfil.


Henfil nasceu em Ribeirão das Neves, RJ, e atuou como cartunista, jornalista e escritor. Estreou em 1964 na revista Alterosa, e trabalhou em vários jornais e revistas. Em 1969 passou a trabalhar no Jornal do Brasil e no jornal O Pasquim, conhecido por usar o humor para tratar de temas políticos. Nestes veículos, seu trabalho se popularizou e ficou marcado pelo tom de crítica social e política, enfocando especialmente a desigualdade social, o autoritarismo da ditadura e a luta pela democracia. No início da década de 1970 lançou, pela editora Codecri, a revista Fradim, onde apareciam personagens tipicamente brasileiros que se tornariam muito conhecidos, como a Graúna, o Bode Francisco Orelana, o nordestino Capitão Zeferino, os frades Cumprido e Baixinho, e Ubaldo, o paranoico. Henfil também atuou em cinema, teatro, televisão e literatura.

A Graúna, o bode Orelana e Capitão Severino

Henfil teve uma grande atuação nos movimentos sociais e políticos, participando intensamente da luta pela democracia. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, e fez muitas ilustrações para os materiais do partido e de campanhas eleitorais. Participou ativamente na campanha pelas eleições diretas.

Assim como seus irmãos, o sociólogo Betinho e o músico Chico Mário, Henfil sofria de hemofilia, o que o obrigou a receber diversas transfusões de sangue. Em uma dessas transfusões contraiu o vírus HIV. Morreu em 1988, em decorrência das complicações causadas pela AIDS.

Senador Teotônio Vilela.

Alguns livros publicados por Henfil:
    Diário de um cucaracha (1976)
    Hiroshima, meu humor (1976)
    Dez em humor (1984)
    Diretas Já! (1984)
    Henfil na China (1980)
    Fradim de Libertação (1984)
    Como se faz humor político (1984)

  

Nenhum comentário: