6 de janeiro de 2014

Livros e documentos de Elio Gaspari


O jornalista Elio Gaspari, colunista do jornal O Globo, é autor de uma série de quatro livros que tratam do período da ditadura civil-militar, lançados originalmente entre 2002 e 2004, e que serão relançados a partir de fevereiro em edições revisadas e ampliadas. A série se divide em duas partes, As Ilusões Armadas (volumes 1 - A Ditadura Envergonhada, e 2 - A Ditadura Escancarada), e O sacerdote e o Feiticeiro (volumes 3 - A Ditadura Derrotada, e 4 - A Ditadura Encurralada).

Para marcar o relançamento destas obras, a editora Intrínseca lançou hoje o site Arquivos da Ditadura, dedicado à divulgação dos livros e dos milhares de documentos reunidos nos últimos 30 anos pelo jornalista e utilizados na sua pesquisa. Fazem parte da documentação cartas, telegramas, discursos, bilhetes, relatórios, diários e gravações que cobrem desde os anos anteriores ao golpe até o final da ditadura. Parte destes documentos será selecionada pelo autor e disponibilizada online.

Na parte intitulada livros encontram-se resenhas, bem como trechos em PDF e vídeos para cada um dos livros. Também há no site uma detalhada linha de tempo que começa com a eleição de Jânio Quadros para a presidência da República e de João Goulart para a vice-presidência. Na parte denominada arquivo, é possível consultar os documentos disponibilizados.

Hoje, na estreia do site, um dos destaques é a gravação da reunião em que o presidente americano John Kennedy cogita a hipótese de uma intervenção militar norte-americana no Brasil para derrubar o presidente João Goulart. O site deverá ser atualizado semanalmente com novos documentos.


Nenhum comentário: